
Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil neste momento. Desde a antiguidade, sediar uma Olimpíada é o sonho de qualquer país. As primeiras olimpíadas aconteceram na cidade de Olímpia na Grécia antiga, daí a origem do nome. Na era moderna, a primeira olimpíada aconteceu em 1896, em Atenas. De lá para cá, trinta países foram sedes dos Jogos Olímpicos.
Agora chegou a vez do Brasil, trigésimo primeiro país a sediar uma Olimpíada. Mas o que vamos falar aqui é sobre a participação do Catar na Olímpiada de 2016. Com apenas quatro medalhas de bronze em sua história olímpica ,essa será a sua nona participação nos Jogos. O país descobriu no esporte uma forma de se inserir no contexto internacional. O Catar é conhecido por suas ambições esportivas e por ser sede da Copa do Mundo FIFA 2022.
São muitas competições esportivas na história desse país e outras tantas já confirmadas, como por exemplo, o Campeonato Mundial de Atletismo IAAF em 2019. Recetemente o Catar foi sede da Copa das Confederações Futsal e teve na final dois times brasileiros.

Final da Copa das Confederações Futsal Doha 2016 .Campeão Magnus de Sorocaba SP. Foto @turistandoemdoha
A delegação Qatari tem vinte e cinco atletas confirmados, apenas uma mulher. Mais da metade dos atletas são estrangeiros legalmente autorizados para representar o país. A participação acontecerá em seis modalidades esportivas: atletismo (6 atletas) , hipismo, handebol (8 atletas), natação (2 atletas), tiro (2 atletas) e tênis de mesa (1 atleta). Nada Arkaji, a única mulher da delegação, estará competindo na natação.O Qatar fará sua estréia na competição de saltos do hipismo com seis atletas, entre eles um membro da família real do Qatar.
O emirado aproveita para lançar no Rio 2016 a “Bayt Qatar”. Instalada num casarão histórico do século XIX, na zona sul do Rio, a casa tem como objetivo colocar os visitantes em contato com a cultura e a receptividade do povo Catari através de sua história, tradições , culinária e a paixão do país pelo esporte.
Utilizando a mais recente tecnologia, os visitantes serão capazes de fazer uma viagem interativa ao país para experimentar e compreender a sua história, tradições e desenvolvimento no centro esportivo global que é hoje. Este projeto é o lançamento da pré-candidatura do país à sede dos Jogos Olímpicos de 2028.
A parceria com o projeto Futuro Olímpico, liderado pelo medalhista de bronze em Atlanta 1996, Arnaldo Oliveira, prevê também a doação da renda arrecadada através do ingresso na casa de hospitalidade.
Através da Bayt Qatar você poderá conhecer o país sem sair do Rio, vivenciar a cultura, experimentar o delicioso café com cardamomo, decorar mãos e pés com henna, apreciar a dança das espadas, conhecer os majlis, assim como a história esportiva do país. Na verdade para ficar completa sua experiência só irá faltar o passeio de camelo, mas esse você deixa para fazer em companhia da @turistandoemdoha.
Terei prazer em guiá-lo!
*Yalla expressão árabe que significa vamos em frente, tudo ok. Normalmente usada pela torcida como palavra de incentivo.
Siga:
https://www.facebook.com/turistandoemdoha/
Instagram: @turistandoemdoha
Qatar News: http://qatarnews.com.br/site/?p=826