Destaquesdo site

Yalla Qatar, Yalla Brasil

Yalla Qatar, Yalla Brasil

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil neste momento. Desde a antiguidade, sediar uma Olimpíada é o sonho de qualquer país. As primeiras olimpíadas aconteceram na cidade de Olímpia na Grécia antiga, daí a origem do nome. Na era moderna, a primeira olimpíada aconteceu em 1896, em Atenas. De lá para cá, trinta países foram sedes dos Jogos Olímpicos.

 

Agora chegou a vez do Brasil, trigésimo primeiro país a sediar uma Olimpíada. Mas o que vamos falar aqui é sobre a participação do Catar na Olímpiada de 2016. Com apenas quatro medalhas de bronze  em sua história olímpica ,essa será a sua nona participação nos Jogos. O país descobriu no esporte uma forma de se inserir no contexto internacional. O Catar é conhecido por suas ambições esportivas e por ser sede da Copa do Mundo FIFA 2022.

 

u e as meninas do volei em 2012 no Mundial Interclubes , Aspire Dome. Medalha de ouro para elas.

 

São muitas competições esportivas na história desse país e outras tantas já confirmadas, como por exemplo, o Campeonato Mundial de Atletismo IAAF em 2019. Recetemente o Catar foi sede da Copa das Confederações Futsal e teve na final dois times brasileiros.

Final da Copa das Confederações Futsal Doha 2016 .Campeão Magnus de Sorocaba SP. Foto @turistandoemdoha

Final da Copa das Confederações Futsal Doha 2016 .Campeão Magnus de Sorocaba SP. Foto @turistandoemdoha

 

A delegação Qatari tem vinte e cinco atletas confirmados,  apenas uma mulher. Mais da metade dos atletas são estrangeiros legalmente autorizados para representar o país. A participação acontecerá  em seis modalidades esportivas: atletismo (6 atletas) , hipismo, handebol (8 atletas), natação (2 atletas), tiro (2 atletas) e tênis de mesa (1 atleta). Nada Arkaji, a única mulher da delegação, estará competindo na natação.O Qatar fará sua estréia na competição de saltos do hipismo com seis atletas, entre eles um membro da família real do Qatar.

 

O emirado aproveita para lançar no Rio 2016 a “Bayt Qatar”. Instalada num casarão histórico do século XIX, na zona sul do Rio, a casa tem como objetivo colocar os visitantes em contato com a cultura e a receptividade do povo Catari através de sua história, tradições , culinária e a paixão do país pelo esporte.

Utilizando a mais recente tecnologia, os visitantes serão capazes de fazer uma viagem interativa ao país para experimentar e compreender a sua história, tradições e desenvolvimento no centro esportivo global que é hoje. Este projeto  é o lançamento da pré-candidatura do país à sede dos Jogos Olímpicos de 2028.

A parceria com o projeto Futuro Olímpico, liderado pelo medalhista de bronze em Atlanta 1996, Arnaldo Oliveira, prevê  também a doação da renda arrecadada através do ingresso na casa de hospitalidade.

 

bayt qatar

 

Através da  Bayt Qatar você poderá conhecer o país sem sair do Rio, vivenciar a cultura, experimentar o delicioso café com cardamomo, decorar mãos e pés com henna, apreciar a dança das espadas, conhecer os majlis,  assim como a história esportiva do país. Na verdade para ficar completa sua experiência só irá faltar o passeio de camelo, mas esse você deixa para fazer em companhia da @turistandoemdoha.

Terei prazer em guiá-lo!

*Yalla expressão árabe que significa  vamos em frente, tudo ok. Normalmente usada pela torcida como palavra de incentivo.

Siga:

https://www.facebook.com/turistandoemdoha/

Instagram: @turistandoemdoha

Qatar News: http://qatarnews.com.br/site/?p=826

Patrícia Lopes

Patricia Lopes is a sports journalist, currently working as the BeIN Sports channel correspondent in Brazil. She took part in several international coverages and two world cups. The first in 2010 in South Africa, and the second in 2014, in Brazil. Patricia has previously worked for the following channels: Rede Brasil-TVE (Brazilian public TV) where she worked for nine years as a reporter, presenter and sports commentator. After that she spent 7 years at ESPN. She has also worked freelance for other famous news channels in the world: Al Jazeera, CNN EN Español and NBC Telemundo