
Na primeira vez que visitei o Qatar precisei de visto para entrar no país. Os vistos de turistas de um mês costumavam ser de entrada única e o custo era QR100 (cem riali) por pessoa, equivalente a US$30 (trinta dólares).
Agora as leis mudaram. Ficou mais fácil conhecer o Qatar. O Brasil está na lista com outros 80 países que não precisam mais de visto de entrada.
O Qatar agora é o país mais aberto da região para os turistas. Os países beneficiados podem visitar o Qatar gratuitamente, por até 30 dias, com multiplas entradas e a possibilidade de solicitar uma extensão de mais 30 dias.
Basta apresentar um passaporte válido com data de expiração mínima de seis meses e uma passagem de saída ou retorno confirmada.
O movimento é histórico e visa abrir as portas do Qatar aos visitantes em meio de uma disputa política entre países do Golfo que que atingiu a indústria de turismo e hospitalidade do país.
O Hamad, Aeroporto Internacional de Doha, capital do país, é o hub da companhia aérea Qatar Airways, que tem voos para Europa, Ásia, Oceania e África.
Em 2018, a empresa começa a operar do Rio de Janeiro