
Na semana passada fiquei 5 dias em Doha, a convite da federação de futebol do Qatar . Assisti ao vivo a inauguração de mais um estádio da Copa do mundo de 2022. O Al Wakrah stadium foi construído totalmente do zero. Após a inauguração o Emir, Sheikh Tamin Bin Hamad Al Thani , mudou o nome do local para : Al Janoub , que significa ao sul .
O estádio que tem capacidade para 40 mil pessoas estava lotado . E durante a semana vimos a correria das pessoas por um ingresso. A nossa colaboradora, Leila Martinez, do turistando em Doha, só conseguiu um ticket em cima da hora , porque todos estavam esgotados. Mas no final deu tudo certo. A família brasileira marcou presença na grande festa. Os ex jogadores Cafu e Roberto Carlos também foram convidados para a inauguração.
O novo estádio foi o palco da Amir Cup final entre Al-Sadd do espanhol Xavi contra Al Duhail , com 4 brasileiros na equipe. O jogo terminou 4 a 1 para o Al Duhail, que foi o campeão da competição . O fato curioso é que durante o intervalo os torcedores começaram a sair do estádio . Na verdade eles estavam ali para assistir a inauguração e o jogo ficou para o segundo plano.
A cerimônia de abertura foi emocionante e nos mostrou uma prévia do que vamos encontrar na copa do mundo de 2022. Parte da história do Qatar foi resumida no espetáculo, com muita tecnologia e fogos de artifício, e nos deu uma visão maior da cultura árabe e da evolução do país nas últimas décadas . Até os anos 40 o país vivia exclusivamente da pesca de pérolas. E hoje é uma potência mundial.
O estádio é extremamente moderno e a grande inovação é o controle da temperatura com sistemas de refrigeração (atrás de cada assento tem uma saída de ar). Fora do estádio a temperatura era de 30 graus e bem abafado, mesmo às 22h30. Dentro estava bem agradável , com a temperatura em torno de 20 graus . A estação de metrô já está funcionando, mas fica um pouco distante. Por isso, há um serviço adicional de ônibus para levar os torcedores. Na inauguração o Sheik Tamim e família foram de metro para o estádio . Uma iniciativa para incentivar a população a usar mais esse meio de transporte. Não é exagero dizer que no Qatar todo mundo tem carro. Transporte público ainda é uma novidade para a população.
Foi uma emoção participar desse evento e ver que o país está no caminho certo para realizar uma grande Copa do mundo em 2022.
O próximo estádio, o Al Bayat deve ficar pronto em setembro e fica a região de Al-Khor, ao norte de Doha.
Enquanto isso vamos continuar dando dicas do país e falaremos ainda mais sobre a cultura local .