Destaquesdo site

Universidade no Qatar

Universidade no Qatar

Recebo muitas perguntas sobre as universidades do Qatar. E a primeira brasileira que conseguiu  estudar na Northwestern University no Qatar nos conta a seguir um pouco da história dela. Apresento aos nossos seguidores a  Giordana Fogaca Bido.

 

 

 

Portuguese Conversation BRASA (2)Quando na minha vida eu pensei que faria faculdade no Oriente Médio? Pois é, a vida surpreende, não é mesmo? Alsalam Aleikum*, pessoal! Meu nome é Giordana Fogaça Bido, gaúcha de Novo Hamburgo e a primeira Brasileira a estudar na Northwestern University in Qatar (NU-Q)! A convite da Fundação do Qatar, esta universidade americana trouxe para o país, sede da Copa do Mundo de 2022, seus dois melhores cursos: Jornalismo e Comunicação. A Northwestern University, que tem sede na cidade de Evanston, Illinois, é a décima melhor universidade dos EUA e a vigésima melhor do mundo. Antes de falar sobre a minha universidade especificamente, é preciso mencionar a Education City (EC), que foi idealizada pela Sheikha Moza Bin Nasser, mãe do atual rei do Catar. A Education City, que funciona como um oasis da educação no país, abriga nove universidades do mundo, sendo seis delas Americanas, uma Francesa, uma Britânica e outra Qatari. Cada universidade trouxe os cursos através dos quais se destacam, incluindo Medicina, Engenharias, Administração, Jornalismo/Comunicação, Relações Internacionais, Economia, Moda, Arte, etc. Resumindo, há opções de cursos de graduação para todos os gostos! Dentro da Eucation City há o Student Center (SC), onde encontramos praça de alimentação, cinema, farmácia, mercado, salão de beleza, sala de jogos, quadra de basquete, academias, caixa eletrônico, clínica médica e até um piano – pra quem se interessa por instrumentos musicais. A EC também é a casa da Biblioteca Nacional do Catar, que promove vários eventos pra comunidade Qatari e é linda, vamos combinar!

 

Dana

 

A NU-Q, como é carinhosamente chamada, tem 330 alunos de aproximadamente 40 nacionalidades diferentes. Por possuir um campus pequeno, a universidade permite o contato próximo entre professores e alunos e troca mútua de experiências entre amigos e colegas. A NU-Q dispõe de muitas oportunidades dentro e fora do campus, como por exemplo, para os alunos de Comunicação há oportunidade de fazer 1 semestre no campus principal, enquanto para os alunos de Jornalismo é obrigatório que façam uma residência em qualquer empresa do mundo! Ademais, a NU-Q pode dar uma ajuda financeira para aprendermos um idioma no exterior ou para desenvolvermos um programa de voluntariado social ou de pesquisa, isso tudo além das outras várias oportunidades de viagens de estudo. O que mais me chamou atenção na NU-Q foi a infraestrutura da universidade, os equipamentos disponibilizados para os trabalhos estudantis, o excelente corpo de professores, e a comunidade pequena sempre disposta a ajudar.

 

Info Session BRASA (1)

 

Eu descobri a NU-Q fazendo as minhas pesquisas sobre universidades no exterior, mas acredito que a maioria das pessoas desconhece os inúmeros ganhos de estudar em um país completamente diferente do Brasil. Há oportunidades incríveis em países alem dos Estados Unidos e Europa – basta pesquisar e se aventurar!

*Expressão em Árabe que significa “que a paz esteja sobre vós”.

Patrícia Lopes

Patricia Lopes is a sports journalist, currently working as the BeIN Sports channel correspondent in Brazil. She took part in several international coverages and two world cups. The first in 2010 in South Africa, and the second in 2014, in Brazil. Patricia has previously worked for the following channels: Rede Brasil-TVE (Brazilian public TV) where she worked for nine years as a reporter, presenter and sports commentator. After that she spent 7 years at ESPN. She has also worked freelance for other famous news channels in the world: Al Jazeera, CNN EN Español and NBC Telemundo