
A passagem do Qatar pelo Brasil foi muito além da participação nos jogos da Copa América. O país está cada vez mais preocupado com o futuro. Jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro e atletas participaram de uma ação do Comitê Supremo para entrega e legado (The Supreme Committee for Delivery & Legacy) com o clube de regatas do Flamengo que se chama Generation Amazing (tradução em português geração incrível) , com direito a participação especial de Bora Milutinovic (ex- treinador que participou de 5 copas do mundo), Evaristo de Macedo ( que foi treinador do Qatar e ex jogador do Flamengo, Real Madrid e Barcelona) e Andrade (ex jogador da seleção brasileira, e campeão mundial em 1981 com o Flamengo).
Durante uma manhã na Gávea, sede do clube, além de jogar futebol os jovens aprenderam um pouco mais sobre o Qatar e ouviram historias desses ídolos do esporte. O evento foi um marco importante para a Generation Amazing em seus esforços para promover a inclusão e a resiliência da juventude por meio de esportes em todo o mundo.
A Generation Amazing está atualmente presente em sete países do Oriente Médio e Ásia (Qatar, Nepal, Paquistão, Jordânia, Líbano, Filipinas e Índia). A Generation Amazing atingiu agora meio milhão de jovens, incluindo beneficiários diretos e indiretos, juntamente com organizações parceiras estratégicas. Segundo Mushtaq Al Waeli, Assessor Sênior do Secretário Geral do comitê supremo e Diretor Executivo da Generation Amazing: “alcançar 500.000 jovens é um passo importante para capacitar e educar as próximas gerações através do impacto inspirador do futebol ”
A Generation Amazing aproveita a oportunidade do Qatar sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2022 e o poder do futebol como catalisador de mudança social para educar e capacitar a próxima geração no Qatar, no Oriente Médio e na Ásia.
É o programa de legado humano e social iniciado durante a candidatura bem-sucedida do Qatar para a Copa do Mundo da FIFA de 2022 em 2010, que usa o poder do esporte para impactar positivamente vidas e criar desenvolvimento social sustentável nas comunidades.
A meta é impactar um milhão de vidas através do futebol para o desenvolvimento e educação até 2022, capacitando novas gerações de jovens líderes para transformar as comunidades por meio do futebol e criar programas sustentáveis que vão gerar grandes oportunidades de desenvolvimento social muito depois da última bola chutada em 2022.
Um pouco mais sobre a Generation Amazing:
Um total de 28 campos comunitários já foram construídos em todo o Oriente Médio e Ásia e mais de 250.000 beneficiários alcançados até o momento em 7 países. A generation amazing visa impactar positivamente as vidas de um milhão de jovens em 2022, com o objetivo de proporcionar às crianças e jovens de comunidades desfavorecidas espaços seguros para brincar, possibilitando através do futebol programas de desenvolvimento e alcançar um impacto de longo prazo sobre essas comunidades.
A Generation Amazing abriu recentemente dois campos na Índia, em Rurka Kalan e Nagpur, enquanto continua a desenvolver o compromisso de ajudar a desenvolver o legado social e humano da Copa do Mundo da FIFA de 2022 em toda a Ásia. O programa, lançado pelo Supremo Comitê para Entrega e Legado (SC) em 2010, visa desenvolver uma geração jovem de líderes comunitários que criarão desenvolvimento social duradouro em suas comunidades.