Destaquesdo site

Pôster oficial da Copa do Mundo do Qatar

Pôster oficial da  Copa do Mundo do Qatar

O mundo agora já conhece o pôster oficial da Copa do mundo, que foi revelado logo após as últimas seleções  se classificarem para o mundial: Austrália e Costa Rica. O poster oficial está em exibição no Aeroporto Internacional de Hamad, onde permanecerá no Portão D18 durante a Copa do Mundo da FIFA 2022™. Todos terão a chance de ver o pôster enquanto viajam e transitam pelo Catar.
A série de oito pôsteres foi criada pela  artista Qatari  Bouthayna Al Muftah. As obras de arte se combinam para transmitir os valores e as mensagens da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™ de maneira sutil, única e relevante, mantendo-se estreitamente conectada com a cultura e o patrimônio local.  O pôster mostra a mão de uma pessoa jogando para cima uma gutra e um agal – o lenço e a corda usados por homens no mundo árabe para cobrir a cabeça -algo que simboliza a celebração e a torcida de futebol em todo o Qatar e no mundo árabe. A imagem foi feita toda em preto e branco, com exceção do vinho, cor da bandeira do país, nos gomos da bola. Os outros sete cartazes destacam a paixão dos árabes pelo futebol e a união proporcionada pelo esporte.

 

Bouthayna (1) Bouthayna (2)

 

Segundo a artista , a principal inspiração foi o conceito de memória coletiva. A maior parte do trabalho se concentra em experiências passadas, memórias, amarrando-as ao presente e arquivando-as de maneira contemporânea. A ideia dela era que os pôsteres seguissem esse tema e contassem a história da cultura do futebol do Qatar.

 

Q22_FIFA-Poster 2

 

 

 

Patrícia Lopes

Patricia Lopes is a sports journalist, currently working as the BeIN Sports channel correspondent in Brazil. She took part in several international coverages and two world cups. The first in 2010 in South Africa, and the second in 2014, in Brazil. Patricia has previously worked for the following channels: Rede Brasil-TVE (Brazilian public TV) where she worked for nine years as a reporter, presenter and sports commentator. After that she spent 7 years at ESPN. She has also worked freelance for other famous news channels in the world: Al Jazeera, CNN EN Español and NBC Telemundo