Destaquesdo site

Peregrinação a Meca – Maior encontro religioso do mundo

Peregrinação a Meca – Maior encontro religioso do mundo

Uma coisa que a maioria, se não todas, as tradições religiosas do mundo têm em comum é uma forte reverência para locais sagrados e  importantes para a história e a identidade da comunidade.

Assim, a peregrinação a estes locais é uma parte significativa da vida religiosa para muitas pessoas que procuram uma conexão com o sagrado.

Não poderia ser diferente com a religião Islâmica, a Mesquita Masjid al Haram,na Arábia Saudita é o palco anual do maior encontro religioso do mundo, o Hajj.

 

Hajj , peregrinação islâmica anual a Meca

 

A peregrinação anual Hajj é um dos maiores encontros religiosos do mundo, onde cerca de 3 milhões de muçulmanos  se reúnem na cidade de  Meca, na Arábia Saudita, para participar de um dos cinco pilares de fé do  Islã. Meca é um lugar sagrado para todos os muçulmanos.

A Grande Mesquita é um templo tão sagrado para os muçulmanos que é proibida a entrada para não muçulmanos.

A Hajj  acontece por cinco dias e consiste em rezar em comunidade celebrando a história Islâmica e dando graças pelas bênçãos. Esta peregrinação é um dever religioso obrigatório para os muçulmanos e deve ser realizada pelo menos uma vez na vida por todos os que são física e financeiramente capazes de custear a viagem.

Lembrando que o fiel tem que prover de recursos próprios para isso, não podendo assumir dívidas, nem diminuir o padrão de vida da familia para custear a viagem. Por esse motivo alguns fiéis economizam dinheiro durante toda a vida para poder cumprir essa missão de fé pelo menos uma vez.

 

Masjid-al-Haram (Mecca)

 

História do Hajj

Quatro mil anos atrás, o vale de Meca era um lugar seco e desabitado. Os muçulmanos acreditam que o profeta Ibrahim (Abraão) foi instruído por Allah (Deus) a levar sua esposa, Hajira e seu filho Ismael da Palestina para  a Arábia Saudita para protegê-los do ciúme da primeira esposa de Ibrahim, Sarah. Allah disse ao Profeta Ibrahim para deixá-los por conta própria, e ele fez isso, com alguns suprimentos de comida e água.

No entanto, os suprimentos acabaram rapidamente e Hajira e Ismael estavam sofrendo de fome  e desidratação. Em seu desespero Hajira correu para cima e para baixo através de duas colinas chamadas Safa e Marwa tentando ver se conseguia detectar qualquer ajuda à distância. Finalmente ela caiu ao lado de Ismael e orou a Deus pelo livramento. Ismael bateu o pé no chão e isso causou uma nascente de água a jorrar da terra. Hajira e Ismael foram salvos. Agora eles tinham um abastecimento de água seguro, eles negociaram com água alimentos e suprimentos com os nomades que passavam pela região.

Depois de um tempo, o Profeta Ibrahim voltou da Palestina para verificar a sua família e ficou surpreso ao vê-los executando um negocio lucrativo. O Profeta Ibrahim foi orientado por  Allah para construir um santuário dedicado a ele. Ibrahim e Ismael construiram uma pequena estrutura de pedra – a Kaaba ou Cubo – que era para ser o local de encontro para todos os que desejavam fortalecer a sua fé em Allah. Depois de muitos séculos, Mecca se tornou uma cidade próspera graças à sua fonte de água potável, o poço de Zam Zam.

Com os passar do tempo, as pessoas começaram a adotar idéias politeístas, e o santuário construído pelo Profeta Ibrahim foi usado para armazenar ídolos. Depois de muitos anos, Allah disse ao Profeta Maomé que ele devia  restaurar o Kaaba à adoração de apenas Allah. No ano 628 DC o profeta Maomé  partiu em uma viagem com 1400 de seus seguidores refazendo o caminho percorrido pelo Profeta Ibrahim e sua família. Esta foi a primeira peregrinação no Islã, e iria restabelecer as tradições religiosas do profeta Ibrahim.

 

Quais são os outros rituais associados com o Hajj?

Os Hajjis ou os peregrinos realizam o Hajj em um estado de pureza ritual chamado de Ihram, que para os homens é representado  fisicamente  usando roupas simples, feitas de pano unsewn (mais detalhes na página https://www.facebook.com/lmdohatours )

Ele significa a igualdade da humanidade perante Deus. Durante o Hajj peregrinos realizam atos de adoração e renovam seu senso de propósito no mundo.

Os muçulmanos acreditam que o Hajj faz com que se sinta a verdadeira  importância da vida aqui na terra, e após a morte, através do despojamento de todo status social, riqueza e orgulho.

É um ritual que se destina a promover os laços de fraternidade e irmandade islâmica, mostrando que todos são iguais aos olhos de Deus.

Além das roupas serem iguais para todos independente da classe social, existe  uma declaração de intenção e regulamentos que devem ser seguidos. Entre eles o peregrino não pode durante o Hajj  envolver-se em relações sexuais, raspar ou cortar as unhas, usar água de colônia ou óleos perfumados, matar ou caçar qualquer coisa por menor que seja, lutar ou argumentar. O banho é permitido, mas sabonetes perfumados são malvistos.

Leia mais sobre a peregrinação na página Leila Martinez Doha Tours

  https://www.facebook.com/lmdohatours

No fim do Hajj, os muçulmanos de todo o mundo celebram o feriado conhecido como o Eid Al Adha .

Este será nosso próximo post da coluna QatarNews2022!!

Agora que você já sabe o que significa a peregrinaçao à Meca fica mais fácil acompanhar as noticias nos jornais e canais de TV do mundo inteiro , este assunto sempre é pauta, uma vez que se trata da maior peregrinação religiosa do mundo e acontece sempre no último mês do calendario Islâmico, este ano no mês de  Setembro.

 

Patrícia Lopes

Patricia Lopes is a sports journalist, currently working as the BeIN Sports channel correspondent in Brazil. She took part in several international coverages and two world cups. The first in 2010 in South Africa, and the second in 2014, in Brazil. Patricia has previously worked for the following channels: Rede Brasil-TVE (Brazilian public TV) where she worked for nine years as a reporter, presenter and sports commentator. After that she spent 7 years at ESPN. She has also worked freelance for other famous news channels in the world: Al Jazeera, CNN EN Español and NBC Telemundo