Destaquesdo site

Eid al-Adha, a festa do sacrifício

Eid al-Adha, a festa do sacrifício

 

Dando continuidade ao Hajj (peregrinação anual à cidade sagrada de Meca),o feriado mais  importante do calendário islãmico se aproxima no Oriente Médio.

Conhecido como Eid al-Adha, ou mais popularmente como  a Festa do Sacrifício. A  festa,cai no 10º dia do último mes do calendário islâmico.

Como o dia exato é com base na observação lunar, a data varia a cada ano.

O governo da Arábia Saudita anunciou oficialmente essa semana as datas para 2015: dia 15 de Setembro será o primeiro dia da peregrinação( Dhul Hijjah) , 23 de Setembro será o último dia da peregrinação (Arafah) e dia 24 de Setembro o primeiro dia do  feriado Eid al Adha

 

Qual o significado do Eid Al Adha

Eid al-Adha conclui a peregrinação à Meca (de 15 à 23 Setembro), uma jornada de dedicação e purificação, Eid al-Adha é entendido para a religião islâmica como uma oportunidade  de uma segunda chance.

Leia mais sobre a peregrinação a Meca

Coluna Leila Martinez Qatar news

Facebook Leila

Os muçulmanos celebram o feriado que  tem duração de três dias para comemorar a sua crença na disposição de Abraão de seguir o mandamento de Deus em sacrificar seu filho Ismael, e o consentimento de Ismael em ser sacrificado.

Os muçulmanos acreditam que esse  filho seria  Ismael, ao em vez de Isaac como diz no Antigo Testamento. Ismael é considerado o antepassado dos árabes. De acordo com o Corão, quando Ismael tinha 13 anos, seu pai, Abraão (Ibrahim), começou a ter sonhos inconcebíveis em que Deus o instruiu a sacrificar Ismael.

Abraão decidiu seguir as instruções de Allah – mas não antes de perguntar a  Ismael se ele concordaria com isso. O filho não hesitou, mostrando submissão final à vontade de Deus, dizendo a seu pai para ir  adiante com o sacrifício.

Mas no exato momento em que Abraão levantou a faca, Deus lhe disse para parar – que tinha passado no teste – e para substituir o sacrifício de Ismael pelo de um carneiro. No Corão, Abraão é recompensado  por sua  fé  com um segundo filho, Isaac. A  festa re-encena a obediência de Abraão, sacrificando uma vaca ou um carneiro.

Preparativos para a comemoração

cena comum nas ruas de Doha na semana que antecede o feriado

cena comum nas ruas de Doha na semana que antecede o feriado

 

 

Na primeira manhã de Eid al-Adha, os muçulmanos de todo o mundo participam das orações da manhã em suas mesquitas locais. As orações são seguidas por visitas com a família e amigos, e a troca de cumprimentos e presentes. Em seguida, cumprimentam os amigos com a saudação tradicional árabe de Eid Mubarak (“Tenha um abençoado Eid”) e troca de presentes.

Em algum momento, os membros da família visitam uma fazenda local ou tomam as providências para o abate de um animal (Qurbani). Vacas,camelos, ovelhas e cabras são todos sacrifícios aceitáveis. Mas por aqui os animais mais procurados são a cabra e as ovelhas.

A carne não é desperdiçada e é distribuída durante os dias do feriado ou pouco depois , um terço é distribuída aos pobres, um terço para a família alargada e um terceiro para a pessoa que faz o sacrifício. Aqueles que não podem pagar para o abate de um animal compram carne de um açougueiro Halal para distribuir.

Para saber sobre a carne Halal leia a página Leila martinez Doha Tours

Aqui no Qatar contrariamente à crença popular (e prática), o abate de animais não é permitido nas casas, nos parques de estacionamento ou outros locais públicos por razões sanitárias e de higiene. O Ministério do Município  todo ano coloca inspectores para garantir que as regras sejam seguidas.

Patrícia Lopes

Patricia Lopes is a sports journalist, currently working as the BeIN Sports channel correspondent in Brazil. She took part in several international coverages and two world cups. The first in 2010 in South Africa, and the second in 2014, in Brazil. Patricia has previously worked for the following channels: Rede Brasil-TVE (Brazilian public TV) where she worked for nine years as a reporter, presenter and sports commentator. After that she spent 7 years at ESPN. She has also worked freelance for other famous news channels in the world: Al Jazeera, CNN EN Español and NBC Telemundo