Destaquesdo site

O dia nacional do Qatar

O dia nacional do Qatar

Essa semana o Qatar está em festa, dia 18 de dezembro se comemora o dia Nacional do Qatar. É considerado o ponto da virada na história do país, quando começou sua jornada rumo à modernidade. Uma ocasião para honrar  a história e identidade, e para comemorar aqueles que trabalharam e continuam a trabalhar para fazer do Qatar uma grande nação.

 

Dia 18 de Dezembro e a Copa do Mundo de 2022

Daqui a sete anos , num dia 18 de dezembro estaremos tendo a final e a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo FIFA. O local foi cuidadosamente escolhido para representar o Oriente Médio na primeira Copa do Mundo realizada na região. Isso porque o Qatar é considerado o país mais seguro da região e com vastas relações internacionais.

Em função do calor dos meses de Junho e Julho, a FIFA achou melhor  trocar a data para o inverno no Oriente Médio, época de temperaturas extremamente agradáveis. O dia escolhido para o encerramento não poderia ser diferente , 18 de Dezembro, dia em que o povo local comemora o orgulho de ser Qatari.

Entenda a data

Em 18 de dezembro 1878, Sheikh Jassem bin Mohamed bin Al Thani sucedeu seu pai como Emir do Catar  e unificou todas as tribos locais, combatendo as forças externas, tais como os turcos otomanos.

É também conhecido  como Dia do Fundador, comemora a ascensão do Sheikh Jassem ao poder considerado o fundador  do Estado do Qatar. Destina-se a manter o conhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural da região.

O feriado foi criado em 21 de junho de 2007 pelo então príncipe e herdeiro Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, atual Emir. Antes do decreto em Junho de 2007,o Dia Nacional do Qatar era comemorado anualmente no dia 3 de setembro, dia da independência do Qatar.

Darb Al Saai

Darb Al Saai é o local construido especialmente para as comemorações do dia nacional do país, fica localizado em frente à estação de polícia de Al Sadd. Nele  os visitantes podem comprar itens tradicionais, incluindo roupas e artefatos, aprender sobre a história do Qatar, incluindo o patrimônio marítimo, habilidades eqüestres, cultura beduína tradicional e culinária loval, flora e fauna do Catar, poesia, música e muito mais. Aberto ao público diariamente até 20 de dezembro, a partir das 8h ao meio-dia e das 16hs até as 23 .

Não deixe de fazer uma visita ao local se estiver no país, você terá a oportunidade de conhecer tudo sobre a cultura local. Aproveite para degustar as delícias da culinária Qatari como  o Harees, Machboos e Thareed e provar o café árabe preparado em fogo de lenha e oferecido aos visitantes em sinal de cordialidade.

national day 2

Cavaleiro da guarda em traje tradicional e em traje beduíno

 

Desfile do dia nacional

O Hino Nacional sinaliza o início dos acontecimentos. Depois de uma recitação do Corão, o desfile começa, liderado por um grupo de crianças Qataris com o traje nacional, acompanhadas por cavaleiros e cavaleiros de camelo, seguido por forças de infantaria, polícia, Força de Segurança Interna, e a guarda do Emir . Um show aéreo de tirar o fôlego pela Força Aérea do Emir  encerra o desfile que acontece no Corniche.

Para quem prefere desfrutar das celebrações em casa, você pode acompanhar o desfile  ao vivo pela Qatar Television  e  Al Rayyan Television.

Em 2011 o Catar tornou-se o maior exportador mundial de gás natural liquefeito (GNL) com a terceira maior reserva mundial . O país, provocou pelo sucesso de sua proposta vencedora para sediar a Copa do Mundo FIFA 2022, também colocou a frente o Qatar para sediar os Jogos Olímpicos de 2020, reconhecido como o país que atualmente mais investe em arte moderna. Enfim, o dia 18 de dezembro foi o estopim para o desenvolvimento desse país tão pequeno, o povo se orgulha desse crescimento tão rápido e os estrangeiros fazem parte disso já que 80% da população é de expatriados.

Programe-se para a Copa de 2022, tenho certeza que será um espetáculo inesquecível.

Eu estarei cobrindo os eventos durante o National Day , acompanhe pela página no facebook:  https://www.facebook.com/lmdohatours/   e aprenda sobre a cultura!

Patrícia Lopes

Patricia Lopes is a sports journalist, currently working as the BeIN Sports channel correspondent in Brazil. She took part in several international coverages and two world cups. The first in 2010 in South Africa, and the second in 2014, in Brazil. Patricia has previously worked for the following channels: Rede Brasil-TVE (Brazilian public TV) where she worked for nine years as a reporter, presenter and sports commentator. After that she spent 7 years at ESPN. She has also worked freelance for other famous news channels in the world: Al Jazeera, CNN EN Español and NBC Telemundo