Destaquesdo site

COM QUE ROUPA EU VOU?

A roupa que usei no Qatar é a mesma que uso para trabalhar no Brasil: calça comprida e blusa de manga. Na foto você vai perceber que não tem diferença. Não há necessidade dos turistas usarem lenços na cabeça, muito menos burca. O Qatar é repleto de estrangeiros. O  país não é tão rigoroso quanto a Arábia Saudita,  quando se trata de vestuário das mulheres, mas é bom lembrar que é um país islâmico e os costumes são  diferentes do Ocidente. Mulheres estrangeiras devem respeitar o código de vestimenta e manter os seus joelhos e ombros cobertos e não usar nada muito apertado. Nas praias públicas você pode usar um biquíni ou maiô, sempre bem comportados. O código de vestuário torna-se muito mais importante durante o Ramadã.

qatar_news (20)

 

Trajes árabes: mulheres

As burcas são peças de vestuário que cobrem todo o corpo, da cabeça aos pés, deixando apenas uma abertura para os olhos. A mulher Qatari veste a abeya, uma túnica preta com mangas compridas. Estas roupas podem ser pretas e lisas,  embora algumas mulheres gostem de usar abeyas diferentes,  com bordados ou lantejoulas e jóias ao redor do decote e nas mangas. Nas cabeças elas usam um lenço chamado de sheela, que cobre a parte superior da cabeça e pescoço.

qatar_news (21)

lenco

Você também verá assim que chegar no aeroporto  algumas mulheres que cobrem todo o  rosto com uma peça de vestuário chamado de niqab, deixando apenas pequenas aberturas para os olhos. Isso geralmente é um tecido que combine com a abaya mas as vezes você vai ver  mulheres mais velhas usando placas de metal em seus rostos e narizes

 

Trajes árabes: homens

Homens Qatari usam uma peça de vestuário branco chamado de thobe ou dishdasha. Em suas cabeças eles usam um lenço chamado de ghotra, mantida no lugar por uma cabo preto, o zagal. A ghotra  é geralmente branca, mas você também vê os estampados vermelho e branco e preto e branco, e esses tem  nomes diferentes. E são eles que diferem o país de cada pessoa.

photos_slide (20)

 

Dinheiro

A moeda local é o Qatari Riyal (QR). 1 Dolár vale 3, 64 QR (geralmente estável- cotação em janeiro de 2015).

No Souq (mercado árabe) e algumas lojas no shopping aceitam dólares, mas é melhor ter um pouco de dinheiro local  para uma emergência. Use com tranquilidade seus cartões de débito e crédito. Em alguns caixas ATM  você tem a opção de sacar em dólar ou riyal.

 

Telefone

É muito fácil comprar um chip local. Basta levar o passaporte e fazer um cadastro. Só para se ter uma ideia com um plano de aproximadamente 10 dólares você vai poder fazer ligações locais e usar internet  4G por uma semana.

 

Transporte

A maioria da população tem carro particular e isso explica os grandes engarrafamentos. O transporte em Doha pode ser por táxis ou ônibus da empresa de transporte Mowasalat. Há também outros serviços privados, como o Bus Doha, que leva as pessoas para um city tour. Os táxis são baratos e valem a pena. Eles ficam parados em alguns shoppings e no Souk (mercado árabe) , mas não espere dar sinal no meio da rua e encontrar um carro com facilidade. Será preciso ligar para as companhias. Existem também os motoristas não oficiais. O   país também tem um sistema público ferroviário e por causa da Copa do Mundo de 2022 está construindo o metrô.

 

Curiosidades:

  • O país é  super seguro. Você pode andar com jóias, máquina fotográfica, filmadora, etc.
  • Nenhum pedinte vai te parar na rua. Se isso acontecer e algum policial estiver por perto o pedinte vai preso.
  • Você não vai ver mendigos nem lixo no chão.
  • No Brasil é comum os homens assobiarem quando passa uma mulher bonita ou soltar alguma gracinha. Isso você jamais verá no Qatar
  • Namorados de mãos dadas: você até pode ver os mais novos ou estrangeiros, mas não verá beijos apaixonados na rua.
  • Cigarros são permitidos dentro de alguns restaurantes e você vai ver jovens, senhoras e senhores fumando shisha (mais conhecido por aqui como narguilê). Shisha é um cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado
  • Internet rápida e veloz, porem alguns hotéis cobram pelo wifii. Então sugiro comprar o chip e ter sua própria internet. Sairá muito mais em conta, porém na maioria dos shoppings e nos pontos turísticos há internet gratuita.
  • Bebidas alcoólicas: um assunto delicado. Somente dentro dos restaurantes dos hotéis são vendidas bebidas alcoólicas.
  • Chá verde com menta: uma bebida  comum depois das refeições.
  • Dias de trabalho vão de domingo a quinta. Fins se semana são na sexta e sábado.
  • Não se preocupe com o idioma.  Principalmente na capital, Doha, 95% da população fala inglês. As placas espalhadas na cidade estão em árabe e inglês
  • 1 milhao de turistas visistaram o Qatar em 2014, a maioria da Arabia saudita.
  • Você verá obras por todos os lados, afinal o país se prepara para realizar um mundial histórico.

 

Comidas

O maior problema na viagem para o Qatar é que geralmente volto mais pesada.  As comidas são deliciosas. No país encontramos restaurantes de várias regiões do mundo. A fartura e variedade chamam a atenção.  Se você estiver na companhia de alguém do mundo árabe vão insistir para que experimente tudo o que tem na mesa, e ai você vai entender a utilidade do chá verde com menta. No final de cada refeição você vai  pedir por um chá desesperadamente, afinal eles ajudam na digestão. Os doces são muito doces, no sentido real da palavra. Só que eles são tão bonitos que as vezes dá até pena de comer.

qatar_news (8)qatar_news (12)qatar_news (15)qatar_news (23)qatar_news (7)

 

Por que os árabes não comem  carne de porco?

A maneira como alguns gêneros alimentícios são preparados e capturados é contraditória às leis e princípios do Islã. A carne de porco e derivados de suínos, incluindo presunto e bacon, são alimentos proibidos.

 

Como a questão das orações funcionam? Quantas vezes por dia eles rezam?

Existem mesquitas em todos os lugares do país. Os valores religiosos islâmicos são muito respeitados no Qatar. Mostrando qualquer desrespeito com as crenças ou práticas religiosas é considerado profundamente ofensivo e muito provavelmente resultará em uma pesada multa e ou prisão. Outras religiões também são respeitadas, e podem ser seguidas pela comunidade estrangeira. Os muçulmanos rezam cinco vezes por dia. Você vai notar que as Mesquitas chamam as pessoas  através de um sistema de alto-falante. Neste momento, também vai perceber  que a música em áreas públicas será desligada.

 

Ramadã

Durante o mês sagrado do Ramadã, os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol. Ao longo deste mês comer, beber, fumar, tocar música alta e dançar em locais públicos durante o dia são estritamente proibidas e puníveis por lei, inclusive para os não-muçulmanos. Todas as noites durante o Ramadã, os muçulmanos celebram a quebra de seu jejum com uma refeição noturna chamada Iftar. Você vai encontrar muitos hotéis e restaurantes em todo o país que servem buffets Iftar.

 

Quando acontece o Ramadã?

O início do ramadã em cada ano é baseado na combinação das observações da lua e em cálculos astronômicos. Seu término é determinado de maneira semelhante. Pelo fato  do islamismo usar o calendário lunar (que é onze dias mais curto que o calendário solar adotado na maior parte do mundo ocidental), o período sagrado do ramadã varia de ano para ano, o que significa que o jejum pode ser celebrado em diferentes meses e estações.

 

Divisões Administrativas

Desde 2004, o Qatar foi dividido em sete municípios árabe:

1) Ash Madinat Shamal

2) Al Khor

3) Umm Salal

4) Al Daayen

5) Al Rayyan

6) Doha

7) Al Wakrah

Qatar,_administrative_divisions_-_Nmbrs_-_colored

 

O que fazer em sua primeira semana no Qatar

Conhecida por lojas e hotéis de luxo o  Qatar muitas vezes surpreende com as suas raízes árabes tradicionais. Durante os verões com altas temperaturas, Doha ganha vida depois do sol. Lojas e restaurantes permanecem abertos até muito tarde. Quando o tempo fica mais frio, a partir de novembro, os moradores gostam de atividades ao ar livre.

 

Números importantes de contato

Emergência (polícia ou ambulância): 999

Número de Emergência Worldwide: 112

KAHRAMAA – Electricidade e Água: 991

Assistência Ooredoo Telefone: 111

Diretório local: 180

Chamadas internacionais Enquires: 150

Tempo: 141, 140

O Aeroporto Internacional de Doha: 4465 6666

Departamento do Trabalho: 4440 6406 | 4450 8111 | 4440 6537

Comissão Médica: 4467 9111

Mowasalat Taxi: 4458 8888

Qatar Airways: 4449 6000

Previsão do tempo: 4465 6590

Código do país: +974

 

Fatos interessantes sobre Qatar

  • A mais antiga evidência conhecida de habitação humana no Qatar remonta ao século 4 AC,  a partir do qual os artefatos, tais como inscrições rupestres, esculturas de pedra, pontas de lança de pedra e até mesmo cerâmica  foram desenterrados pelos dinamarqueses, britânicos e as expedições francesas, entre 1965 e 1976.
  • O Qatar vai sediar a Copa do Mundo da FIFA em 2022, e irá construir 12 estádios emblemáticos eco-friendly, alguns dos quais serão capazes de acolher até 80.000 pessoas.
  • Doha é a capital do Qatar e é derivado da palavra árabe “Ad-Dawha ‘, que se traduz em” grande árvore “.
  • Se você é novo em Doha, vai  encontrar um grande número de recursos on-line para ajudá-lo a encontrar novas atividades para fazer e conhecer novas pessoas. Alguns desses recursos populares incluem ILoveQatar, Doha Tweetups e JustHere.qa.
  • Se você é um cinéfilo, o Instituto de Cinema de Doha tem filmes  independentes, bem como filmes populares regularmente. Para a música, você tem opções como o jazz ao vivo, música clássica e outros locais ao redor do Qatar. Os amantes do jazz pode conferir Jazz at Lincoln Center at St. Regis Doha ou Doha Jazz at da Oryx Rotana Jazz Club. A Orquestra Filarmônica de Qatar desempenha uma série de concertos, todos os sábados, no Katara Opera House, bem como concertos ao ar livre, no Museu de Arte Islâmica  em alguns fins de semana.
  • A nação celebra no dia  18 de dezembro o Dia Nacional do Qatar para comemorar a independência do país da Grã-Bretanha. Alguns dos outros feriados nacionais anuais são: Dia Nacional do Desporto comemorado na segunda terça-feira de fevereiro. Como é principalmente um país islâmico, Eid Al Fitr (marca o fim do jejum,  do Ramadã) e Eid Al Adha (troca de presentes e o sacrifício de animais onde a carne é dividida com familiares e com os pobres) são amplamente comemorados todos os anos.  Estes festivais e eventos são celebradas em todo o país de uma forma grandiosa.
  • The Pearl – é um empreendimento de luxo construído em uma ilha artificial em forma de um colar de pérolas à beira de Doha. Foi construído em cima de um antigo local de mergulho de pérolas e, atualmente é um ótimo lugar para jantar, passear, encontrar amigos e fazer compras de roupas de luxo ou produtos.
  • Arquiteto de renome mundial, IM Pei projetou o Museu de Arte Islâmica em Doha, com a sua magnífica arquitetura geométrica. Foi inaugurado em 2008 e sua construção é uma mistura de ambos os estilos arquitectónicos islâmicos e modernos.
  • O Qatar é originalmente um deserto, embora tenha uma gama diversificada de flora e fauna. Purple island é um exemplo disso. Localizado a 40 km de Doha perto do município de Al Khor, Purple Island é uma ilha em forma de peixe pontilhada com várias falésias calcárias e uma floresta de mangue que tem uma variedade de peixes, mariscos, bem como aves, incluindo flamingos cor de rosa.
  • Todo inverno as tradicionais corridas de camelo são realizadas em Al Shahaniya.
  • O árabe é a língua nacional do Qatar, mas devido a uma grande população de estrangeiros que residem no país, Inglês e francês também são amplamente utilizados.
  • No Souq Waqif há um centro de cirurgia veterinária para os falcões, que são as aves tradicionais de Qatar.
  • Qatar sedia o MotoGP a cada ano, o motociclismo Grand Prix de Doha, no Circuito Internacional de Losail localizado ao norte do Qatar. Então, se você tem interesse em corridas de moto, este é um grande evento para participar.